Mensagem da Diretora

Mafalda Freitas – Diretora Regional do Mar

A Direção Regional do Mar (DRM), que tenho o privilégio e a responsabilidade de dirigir, tem como missão coordenar e desenvolver a Política Regional para o Mar da Região Autónoma da Madeira (RAM), no sentido de uma maior e melhor sustentabilidade e valorização dos seus recursos marinhos.

Neste âmbito, o nosso raio de ação integra diversas áreas como a aquicultura, os recifes artificiais, a biodiversidade, o licenciamento marítimo e a investigação, envolvendo a gestão de fundos – regionais, nacionais e comunitários – para o Mar, com base em planos estratégicos e programas de desenvolvimento, anuais e plurianuais.

Este é o primeiro Governo que olha para o Mar em toda a sua grandeza, tendo criado a Secretaria Regional de Mar e Pescas e a DRM. É uma oportunidade para educarmos as atuais e as futuras gerações para a importância do Mar: O nosso maior recurso.

A visão da DRM é a de elevar o nível de conhecimento, de preservação e de valorização do Mar da Região Autónoma da Madeira, a um novo patamar de relevância na vida da nossa comunidade.

A investigação científica, a literacia do Oceano e a economia azul circular são vitais na estratégia da Região para o Mar.

O papel do Mar na história, na cultura, na ciência e na economia da Madeira não serão esquecidos. Conto com uma equipa qualificada e com o empenho de todos os cidadãos para nos acompanharem neste desafio, de uma forma ativa e informada.

É tempo de tomar consciência do imenso contributo e valor que o Mar tem para o nosso futuro. Pelo que, o Portal do Mar da Madeira é uma ferramenta da maior importância para a comunicação da DRM com a toda a sociedade, em particular, com os investidores e utilizadores do Mar. O Portal terá quatro áreas temáticas, sendo que para cada uma delas, a DRM pretende disponibilizar a informação necessária ao fácil acesso à obtenção de autorização, licenciamento ou certificação de um determinado negócio ou atividade no Mar. A exposição sobre a delimitação determinada no PSOEM estará presente para uso dos intervenientes das atividades económicas, sendo sempre enaltecidos os valores naturais e culturais, com relevância estratégica, para a sustentabilidade ambiental e a solidariedade intergeracional.

Assim, estamos motivados para a concretização do nosso lema: Mais pelo Mar!