A Escola Azul é um Programa Educativo do Ministério do Mar, desenvolvido pela Direção-Geral de Política do Mar.

Na RAM é desenvolvido pela Direção Regional do Mar e tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar, criando gerações azuis responsáveis e participativas, capazes de exercer uma cidadania ativa que contribua para a sustentabilidade do oceano.

É realizado um trabalho de acompanhamento às escolas aderentes, onde se estimula a trabalhar, o oceano, nos conteúdos disciplinares de forma transversal na flexibilidade curricular como também uma ferramenta lúdica para que os alunos possam transformar os conhecimentos em ações e exerçam uma cidadania ativa.

O Programa promove aprendizagens fora do contexto de sala de aula, promovendo aulas práticas no exterior, no mar, com desportos náuticos, limpezas de praia, apadrinhamento de praias, entre outras atividades que aliciam o gosto por aprender a aprender, aprender a ser, aprender a estar e aprender a fazer.

Este processo aproxima as escolas, setor do mar, municípios e várias entidades conferindo-lhes uma responsabilidade social face á sustentabilidade da biodiversidade do oceano.

Por sua vez, as escolas aderentes são galardoadas com a Bandeira Escola Azul, que lhes dá o estatuto de formadores de gerações azuis.

A Direção Regional do Mar aderiu a este programa educativo em novembro de 2020, tendo na região já três Escolas Azuis nessa data, contudo neste momento contamos já com trinta escolas, o que é motivo de orgulho uma vez que vivemos no meio do oceano.

Saibam como fazer parte: A candidatura pode ser feita aqui!

A DRM, promove a literacia do oceano à comunidade educativa através de palestras e sensibilizações a todas as escolas da região, assim como à população com estas temáticas:

  • O Mar da Madeira: conhecer, preservar e valorizar o nosso maior recurso;
  • Porto Santo debaixo d’água;
  • Biodiversidade marinha da Madeira;
  • Do Mar ao Prato: a aquicultura na Madeira;
  • Um peixe da “fundura” (peixe-espada preto);
  • Os Recursos pesqueiros da R.A.M.;
  • O Marisco da Madeira: lapas e caramujos;
  • Recifes artificiais: o que são e para que servem;
  • Gelavista: organismos gelatinosos dos nossos mares e cuidados a ter.

Visitas ao laboratório de investigação pesqueira e bioquímica da Direção Regional do Mar por marcação: drm@madeira.gov.pt

Concurso de Produção Escrita “Era uma vez… o nosso Mar”

 

E-mail: drm@madeira.gov.pt