CONTA SATÉLITE DO MAR

A Conta Satélite do Mar para Portugal foi criada como instrumento de medição e aferição da Economia do Mar, resultando de uma parceria celebrada em 2013, por protocolo entre o Instituto Nacional de Estatística e a Direção Geral da Política do Mar. Neste domínio Portugal foi pioneiro e inovador, tendo sido o primeiro país da Europa a lançar uma Conta Satélite do Mar.

A Conta Satélite do Mar tem como principais objetivos:

• Medir a relevância da economia do mar;

• Apoiar a decisão em matéria de coordenação de políticas públicas para o mar;

• Apoiar a monitorização da Estratégia Nacional para o Mar na vertente económica;

• Dispor de informação credível e adequada no contexto da Política Marítima Integrada da União Europeia, e de outros processos relevantes.

Em 2020 foram publicados os resultados da Conta Satélite do Mar referente ao triénio de 2016-2018 em que foi possível apurar que a economia do mar nacional corresponde a 4,0% do valor acrescentado bruto, 4,1% do emprego, 5,0% das exportações e 6,2% do consumo das famílias, colocando Portugal na 7ª posição ao nível da União Europeia.

No contexto Regional, a economia do mar Regional produz cerca de 453M€ e criou 11 135 postos de trabalho. O setor do recreio, desporto, cultura e turismo, à semelhança do contexto nacional, é considerado a locomotiva da economia do mar Regional, representando 77,5% do valor acrescentado bruto e 75,4% do emprego.